Nossa história

Nicolás Cherñavsky

Presidente

Nina Torres Zanvettor

Vice-presidente

Nossa história na área da ciência do rejuvenescimento começou em 2016. Até aquele momento, pensávamos que, apesar do envelhecimento significar a inevitabilidade da morte para nós e todos que amávamos, era algo praticamente impossível de se reverter ou interromper dentro de algumas décadas. Porém, naquele ano descobrimos que cientistas já haviam conseguido descobrir muitos fenômenos importantes relativos ao envelhecimento e ao rejuvenescimento que indicavam que o envelhecimento era um processo reversível. Assim, decidimos contribuir de alguma forma para acelerar a chegada das tecnologias de rejuvenescimento. 

Começamos aplicando ao rejuvenescimento o conhecimento que tínhamos acumulado em nossa carreira de tradutores, traduzindo do inglês e do espanhol para o português alguns livros importantes da ciência do rejuvenescimento. As formações de jornalista (Nicolás) e de química (Nina) nos permitiam produzir traduções e edições de qualidade desses livros de temática científica, e assim, traduzimos e/ou publicamos um total de 10 livros, através da NTZ, empresa editorial da Nina. Porém, quando publicamos em 2021 o livro "A ilusão do conhecimento" do biólogo Harold Katcher, nosso rumo na ciência do rejuvenescimento mudou. 

Como a tecnologia implementada por Katcher era, de longe, a mais promissora da área, tornamo-nos consultores de comunicação da empresa em que ele trabalhava, a Yuvan Research Inc., atuando dessa forma por 1 ano e meio. Porém, após esse período, percebemos que aquela não era a forma em que poderíamos ajudar mais efetivamente a ciência do rejuvenescimento, e deixamos de ser consultores da empresa e passamos a realizar vídeos de divulgação científica sobre a área de rejuvenescimento para a Healthy Life Extension Society (Heales), uma fundação belga focada em impulsionar o avanço da ciência e da medicina do rejuvenescimento.

Entretanto, em 2024, percebemos que a velocidade do avanço da ciência do rejuvenescimento não estava como gostaríamos, e que havia chegado a hora de "colocarmos a mão na massa", ou seja, teríamos que começar a realizar diretamente os experimentos necessários para trazer o rejuvenescimento o mais rápido possível para toda a humanidade. Além disso, depois de 8 anos na área, havíamos chegado à conclusão de que a total e imediata divulgação dos resultados dos nossos experimentos seria essencial para que pudéssemos ter um impacto relevante para a área, e assim, decidimos criar o Instituto da Ciência do Rejuvenescimento (ICR), uma organização sem fins lucrativos de caráter científico e tecnológico, com a finalidade de realizar ações de pesquisa, educação e inovação relacionadas à ciência do rejuvenescimento.