Newsletter do dia 29/01/2025

Oi pessoal. Esta é a primeira newsletter do Instituto da Ciência do Rejuvenescimento (ICR). Nestas newsletters, eu e a Nina contaremos a vocês o que fizemos desde a última newsletter enviada para acelerar o desenvolvimento da ciência do rejuvenescimento.

Entrevista para o canal Modern Healthspan

Como esta é a primeira newsletter, o ponto inicial será a entrevista em inglês que demos para o canal de YouTube Modern Healthspan onde explicamos nossa trajetória até a criação do ICR, o experimento que já realizamos e nossos planos futuros.

Conversa com o CIEnP

Depois dessa entrevista, começamos uma conversa, inicialmente por telefone, e depois por email, com o principal centro brasileiro de testes pré-clínicos (inclusive testes em animais não humanos), o CIEnP, com o objetivo de conversar sobre a possibilidade de levar para humanos a terapia de rejuvenescimento através de Partículas Extracelulares de Plasma de Porcos (PEPPs) jovens, usada em ratos por Harold Katcher segundo seu artigo na Geroscience, realizando todos os testes de segurança e eficácia exigidos pela Anvisa, que é a agência do Estado brasileiro que deve autorizar o uso de medicamentos em humanos no país. Acreditamos que se o rejuvenescimento for aprovado para uso humano em um país, rapidamente se espalhará para o mundo inteiro, e como estamos baseados no Brasil, decidimos realizar o procedimento aqui. Além disso, se os testes de segurança forem realizados em instituições certificadas, como o CIEnP, seus resultados podem ser aceitos pelas entidades regulatórias de outros países, dependendo do caso.

Em nossa conversa com o CIEnP, eles nos informaram que os únicos testes que teríamos que fazer na instituição deles para receber aprovação da Anvisa são os testes de segurança. Quantos aos testes de eficácia, podemos realizá-los, por exemplo, em parceria com a Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que é uma das instituições de referência da América Latina em termos científicos. Além disso, o CIEnP nos recomendou que estabelecêssemos contato com a Anvisa para alinhar o plano geral dos experimentos de segurança a serem realizados para deixar a terapia aprovada para ser testada em humanos. Para isso, nosso instituto, o ICR, realizou o cadastro na Anvisa, e requisitamos uma reunião em videoconferência com a Anvisa. Ainda estamos esperando a resposta dela quanto a essa reunião.

Dúvidas do público e entrevista no Instagram

Outra atividade realizada pelo ICR foi esclarecer as dúvidas de várias pessoas que nos escreveram para conversar sobre nossos experimentos e planos, além de que entramos em contato com os meios de comunicação que poderiam interessar-se em divulgar as atividades do Instituto da Ciência do Rejuvenescimento. Fazemos isso porque informar as pessoas faz parte da nossa missão, até porque o desenvolvimento das terapias de rejuvenescimento não é um processo individual, mas coletivo, e precisamos de toda ajuda possível. Uma das pessoas que nos contactaram foi o psicólogo chileno Sergio Schilling, que também é um influenciador digital, com cerca de 50 mil seguidores no Instagram. Combinamos que faríamos uma live no Instagram para conversar sobre a ciência do rejuvenescimento e explicar a seus seguidores os projetos do nosso instituto, sendo que a entrevista em espanhol foi ao ar no dia 24/01/25 e pode ser assistida aqui.

Conversa com a Unicamp

No dia 22/01/25 fizemos uma reunião presencial com o professor Marcelo Mori, da Unicamp, para conversar sobre a parceria do nosso instituto com a universidade para reproduzir o experimento de rejuvenescimento de ratos de Harold Katcher que foi descrito no artigo publicado na Geroscience. Nessa reunião, concordamos em realizar o experimento de eficácia do rejuvenescimento de ratos em parceria com a Unicamp. Porém, para isso, é necessário levantar os recursos necessários, e para isso estamos tentando viabilizar doações. Assim que tivermos conseguido as doações necessárias para realizar o experimento, avisaremos vocês através desta newsletter. Entretanto, quem puder tornar-se um doador do nosso instituto já estará ajudando nesse esforço, além de colaborar para a manutenção do funcionamento do instituto. Nossa perspectiva é iniciar o experimento de rejuvenescimento de ratos ainda em 2025 se nossos esforços de levantamento de recursos forem exitosos.

Ratos idosos

Além disso, estamos neste momento especialmente focados na procura de ratos idosos para realizar o experimento de rejuvenescimento de ratos. O experimento será iniciado com ratos machos de 25 meses de idade, os quais são muito mais difíceis de encontrar do que ratos de 7 meses de idade, que serão os controles jovens. Assim, estamos conversando com diversas pessoas e entidades que possam ter ratos velhos para fornecer. Se vocês souberem onde poderíamos conseguir esses ratos velhos, podem entrar em contato conosco.


Então é isso. Seguimos em frente, e não vamos descansar até implementar o rejuvenescimento em seres humanos. Até mais!